Luiz Moretti

Bio

Luiz Moretti

Fotografia

A fotografia aconteceu por acaso na vida de Luiz Moretti. Advogado de formação, Moretti trabalhou com microfilmagens par cartórios de registros de imóveis na época da faculdade. Com férias acumuladas,partiu para onde pudesse unir duas de suas paixões: a arte e a natureza. O jovem, então com 24 anos, comprou passagem para os Lençóis Baianos e se lançou à aventura. Começava ali sua história com a fotografi a. Conheceu Danilo, bancário fluminense também de férias, que virou seu grande amigo e parceiro no desbravamento da paradisíaca Chapada Diamantina. Fotógrafo, Danilo dava dicas ao amigo, que tinha pouco recurso e conhecimento, mas uma enorme vontade de aprender. Com o passar dos tempos, Moretti foi aperfeiçoando sua técnica e desenvolvendo a própria linguagem.E o que era para ser apenas um hobby acabou ganhando uma importância inesperada em sua vida.

Em 1996, iniciou seus estudos em fotografia na Escola Focus e, no final do curso, foi chamado para ser assistente de classe. Faltando pouco para acabar o semestre, foi convidado para acompanhar um repórter-fotográfico profissional do extinto “Diário Popular”, em São Paulo, e, não demorou muito, emplacou a publicação de sua primeira foto no jornal. No último ano de Direito, em 1998, passou a trabalhar na agência de publicidade AlmapBBDO como assistente no estúdio de fotografia. Apesar de não ter nenhuma experiência na área, Moretti, mais uma vez, absorveu o máximo que lhe foi ensinado, com ajuda da fotógrafa Fernanda Tricolli e da art buyer Tereza Setti.

Dois anos mais tarde, ainda na agência, recebeu o primeiro Leão de Bronze no maior festival de publicidade , o Cannes Lions, na França.

Em 2001, recebeu o convite de Marco Versolato, então diretor de criação da Lew’Lara, para montar um estúdio de fotografia interno na agência, onde atuou durante sete anos e conquistou o segundo Leão no Festival de Cannes. Paralelo a tudo isso, suas viagens continuaram. Uma vez por ano, Moretti escolhe um destino e, através de suas lentes, realiza um minucioso panorama fotográfico do dia a dia local. Essas andanças pelo mundo já o levaram a países da América do Sul, China, Índia, Tibete, Nepal, Cuba, entre tantos outros lugares. Parte desse projeto já rendeu uma grande exposição na agência Lew’Lara\TBWA. As obras permaneceram durante dois anos no espaço de arte da empresa. Desde 2007, Moretti mantém um estúdio próprio na Vila Olímpia, em São Paulo, onde desenvolve projetos e pesquisas pessoais, além de parcerias com agências de publicidade.